Desligando o Windows Remotamente
Essa é uma dica para quem trabalha com computador remoto. Ela é útil para quem tem dois computadores em casa e quer desligar um deles quando está usando o outro.
Para poder desligar um sistema remoto é necessário configurar o computador para aceitar esse tipo de comando, para fazer isso é necessário fazer o seguinte no computador que vai ser desligado remotamente:
Abra a opção: Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Diretivas de Segurança Local > Diretivas Locais > Atribuição de Direitos de Usuários.
Na diretiva:
“Forçar o Desligamento a partir de um Sistema Remoto”.
A figura a seguir mostra essas opções:
É necessário garantir que o usuário que vai mandar desligar o computador esteja num grupo que tem permissão para isso. É possível colocar a opção “Todos”, dessa forma qualquer um pode desligar o computador remoto, mas isso pode ser um problema de segurança caso o computador esteja fora de uma rede doméstica.
A forma mais segura é manter apenas os Administradores com permissão para desligar e criar um usuário administrador em todos os computadores com o mesmo nome de usuário e senha, dessa forma o comando vai funcionar normalmente.
Para desligar o computador remoto é utilizado o seguinte comando:
C:\> shutdown -s -m \\Nome_do_Computador_ou_IP -t 05
shutdown é o comando.
-s é para desligar o PC
-m \\Nome_do_Computador_ou_IP: é o computador que vai ser desligado remotamente.
-t 15 é o Tempo Limite para Desligar o PC Remoto. Nesse caso, o Computador Remoto vai ter 15 segundos de Alerta antes de ser desligado.
Se você deixar sem -t 15, o tempo vai ser o Padrão, que é de 20 Segundos!
Também tem a opção -f, que força o desligamento do sistema, mesmo quando algum aplicativo não está sendo fechando normalmente, essa opção pode danificar o aplicativo, por isso só deve ser usada em último caso.